Ovos de Páscoa funcionais: Além do sabor, os benefícios
É importante lembrar que os ovos de Páscoa podem ser funcionais e trazer benefícios para a saúde. Atualmente, a Páscoa é uma época do ano que é celebrada em todo o mundo. Por isso é uma época em que as pessoas se reúnem com amigos e familiares para celebrar a vida e o renascimento.
Mas durante a Páscoa, um dos alimentos mais populares é o ovo de Páscoa. E não é por acaso que esse doce é tão popular, afinal, o ovo de Páscoa é uma delícia e traz consigo uma grande carga simbólica.
O que são ovos de Páscoa funcionais?
São aqueles que contêm ingredientes que trazem benefícios para a saúde. Por exemplo, esses ingredientes podem ser desde vitaminas e minerais até fibras e probióticos. Além disso, esses ingredientes são adicionados ao chocolate do ovo de Páscoa, tornando-o um alimento mais nutritivo e saudável.
Benefícios dos ovos de Páscoa funcionais
Podem trazer vários benefícios para a saúde. Por exemplo, alguns desses benefícios incluem:
- Redução do risco de doenças cardíacas: Estudos têm mostrado que o chocolate amargo contém compostos antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas (1).
- Melhora da função cognitiva: O chocolate contém flavonoides que podem melhorar a função cognitiva, especialmente em idosos (2).
- Ajuda a reduzir o estresse: O chocolate contém compostos que proporcionam redução de estresse e a ansiedade (3).
- Ajuda a melhorar o humor: O chocolate contém compostos que podem ajudar a melhorar o humor (4).
- Auxilia na digestão: Alguns ovos de Páscoa funcionais contêm probióticos que ajudam na digestão e no sistema imunológico (5).
- Aumento da sensação de saciedade: Ovos de Páscoa funcionais que contêm fibras podem ajudar a aumentar a sensação de saciedade, o que pode ajudar a controlar o peso (6).
Opções de ovos de Páscoa funcionais
Existem várias opções de ovos de Páscoa funcionais disponíveis no mercado. Mas algumas das opções mais comuns incluem ovos de Páscoa com chocolate amargo, ovos de Páscoa com fibras e ovos de Páscoa com probióticos.
Ovos de Páscoa com chocolate amargo
Os ovos de Páscoa com chocolate amargo são uma ótima opção para quem deseja um ovo de Páscoa mais saudável. Sendo que o chocolate amargo contém menos açúcar e mais antioxidantes do que o chocolate ao leite. O chocolate amargo, para ser considerado assim, precisa ter pelo menos 50% de cacau em sua composição. Leia mais sobre cacau a opção saudável e deliciosa para sua vontade de doce.
Ovos de Páscoa com fibras
Uma excelente escolha para quem busca controlar o peso é optar por eles. Pois as fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade, o que pode ajudar a reduzir a quantidade de comida consumida e, consequentemente, a ingestão de calorias.
Ovos de Páscoa com probióticos
São uma ótima opção para quem deseja fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão. Já que os probióticos são bactérias benéficas para a saúde intestinal e podem ajudar a prevenir doenças.
Conclusão
Os ovos de Páscoa funcionais são uma ótima opção para quem deseja aproveitar a Páscoa sem abrir mão da saúde. Pois eles podem trazer uma série de benefícios para o organismo, desde a redução do risco de doenças cardíacas até o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, existem várias opções disponíveis no mercado, como ovos com chocolate amargo, ovos com fibras e ovos com probióticos. Então, que tal optar por um ovo de Páscoa funcional este ano e aproveitar os benefícios para a saúde?
Referências bibliográficas:
- Al-Dashti Y, Holt RR, Stebbins CL, Keen CL, Hackman RM. Chocolate Consumption and Risk of Coronary Heart Disease, Stroke, and Diabetes: A Meta-Analysis of Prospective Studies. Nutrients. 2018;10(10):1436. Published 2018 Oct 8. doi:10.3390/nu10101436
- Crichton GE, Elias MF, Alkerwi A. Chocolate intake is associated with better cognitive function: The Maine-Syracuse Longitudinal Study. Appetite. 2016;100:126-132. doi:10.1016/j.appet.2016.02.010
- Martin FP, Rezzi S, Peré-Trepat E, et al. Metabolic Effects of Dark Chocolate Consumption on Energy, Gut Microbiota, and Stress-Related Metabolism in Free-Living Subjects. J Proteome Res. 2009;8(12):5568-5579. doi:10.1021/pr900607v
- Magrone T, Russo MA, Jirillo E. Cocoa and Dark Chocolate Polyphenols: From Biology to Clinical Applications. Front Immunol. 2017;8:677. Published 2017 Jun 20. doi:10.3389/fimmu.2017.00677
- Reid G, Jass J, Sebulsky MT, McCormick JK. Potential uses of probiotics in clinical practice. Clin Microbiol Rev. 2003;16(4):658-72. doi:10.1128/cmr.16.4.658-672.2003
- Kaczmarczyk MM, Miller MJ, Freund GG. The health benefits of dietary fiber: beyond the usual suspects of type 2 diabetes mellitus, cardiovascular disease and colon cancer. Metabolism. 2012;61(8):1058-66. doi:10.1016/j.metabol.2012.01.017
Comente como este conteúdo foi útil?