Carregando agora

Como superar o efeito platô de força e continuar progredindo

Como superar o efeito platô de força e continuar progredindo

O efeito platô de força é um problema comum que muitos atletas enfrentam. Pois, ele ocorre quando você chega a um ponto em seu treinamento em que não consegue mais aumentar sua força muscular, mesmo quando está treinando regularmente e se alimentando bem. O platô pode ser frustrante e desmotivador, mas existem maneiras de superá-lo e continuar progredindo.

Aqui estão algumas dicas para superar o efeito platô de força:

Varie seu treinamento –

O corpo humano é muito bom em se adaptar a um estímulo repetitivo. Por isso, se você está fazendo o mesmo treino repetidamente, seu corpo pode ter se adaptado a ele e parado de progredir. Então, tente variar o seu treino, adicionando novos exercícios, aumentando a intensidade ou fazendo uma pausa de treino.

Aumente a intensidade – para evitar o efeito platô:

Se você está acostumado a levantar pesos mais leves, tente aumentar a intensidade do treino levantando pesos mais pesados. Pois lembre-se de que, se você quiser aumentar sua força, precisará levantar pesos mais pesados do que o habitual. Mas faça isso de forma gradual e sempre com a supervisão de um profissional.

Faça mais séries e repetições:

Se você não estiver conseguindo aumentar o peso dos seus exercícios, tente aumentar o número de séries e repetições que você faz. Pois isso ajudará a sobrecarregar seus músculos e incentivá-los a crescer.

Descanse o suficiente:

Descanso é uma parte importante do treinamento. Por isso, se você não estiver descansando o suficiente, seu corpo pode não ter tempo para se recuperar do treino e, como resultado, você pode começar a perder força. Então, tente dormir pelo menos 7-8 horas por noite e evitar treinar os mesmos músculos todos os dias.

Coma bem – para ajudar contra o efeito platô:

Uma dieta adequada é essencial para manter o corpo em forma e aumentar a força. Certifique-se de que está comendo alimentos ricos em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis. A nutrição adequada também ajudará na recuperação muscular.

Encontre um parceiro de treino:

Treinar com um parceiro pode ser uma ótima maneira de manter-se motivado e desafiado. Eles podem ajudá-lo a aumentar a intensidade do treino, fornecer feedback e encorajamento, além de tornar o treino mais divertido.

Conclusão sobre superar o efeito platô

Superar o efeito platô de força pode ser difícil, mas com a estratégia certa, é possível continuar progredindo em seu treinamento. Tente variar seu treino, aumentar a intensidade, descansar o suficiente e manter uma dieta adequada. Lembre-se de que o treinamento de força requer paciência, consistência e determinação para alcançar resultados significativos. Se você estiver enfrentando dificuldades em seu treinamento, não hesite em procurar a ajuda de um profissional de saúde ou treinador pessoal para obter conselhos e orientações adicionais.

Referências

Carneiro, A. L., Silva, D. A., & Rodrigues, D. D. (2020). Treinamento de força em academias: revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 25.

Silva, B. G., Santos, R. V., & Kuster, G. W. (2019). Lesões músculo-esqueléticas no treinamento de força: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 25(1), 81-86.

Nóbrega, S. R., de Oliveira, R. J., Lima, R. M., Fleck, S. J., & de Almeida, J. A. (2010). Modificações metabólicas agudas decorrentes do exercício físico. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 16(3), 207-211. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000300009

Carneiro-Júnior, M. A., & Pinto, R. S. (2013). Treinamento de força para indivíduos que buscam hipertrofia muscular. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, 7(39), 429